No último sábado, 05 de março de 2022, ocorreu na paróquia São João Batista de Sananduva um encontro com as lideranças da comunidade, a fim de iniciar uma preparação para o Sínodo Diocesano. Teve início às 8h30min da manhã, com a participação de 72 pessoas incluindo o pároco. O encontro foi conduzido pelo coordenador da Cáritas diocesana Orildo Bassoli, que introduziu uma reflexão sobre, ‘Por uma igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão’.

A finalidade do encontro foi organizar, orientar e formar as lideranças locais sobre como acontecerá a pesquisa do sínodo. O tema do encontro foi “como Jesus agia?”, observando três características: escuta, fraternidade e comunhão. Com isso, houve um diálogo sobre como as comunidades precisam estar unidas para realizar esse grande projeto da Igreja.

O encontro foi dividido em duas partes: na primeira foi realizada uma exposição sobre o Sínodo Diocesano e Universal, sendo discutido sobre o que eles são, como e onde estão acontecendo. Posteriormente, os participantes foram divididos em sete grupos para responder algumas questões sobre o que o Sínodo representa e, no fim, as respostas foram compartilhadas e dialogadas com o grande grupo. Como uma das atividades finais, foi lido, cantado e meditado o hino do Sínodo Diocesano, escrito e composto por Uiliam Michelon.

Em entrevista com o pároco Padre Olívio L. Dembogurski, ele destacou que: “o Sínodo Universal representa um novo tempo para a Igreja , ao qual ela se volta para a escuta. Sou muito Mariano e vejo muito a Igreja sendo a imagem de Maria, que escuta, medita e age, pois foi dessa forma que ela se portou quando ouviu a anunciação do Anjo, ou quando aceitou ser nossa mãe, ou quando acolheu a mensagem do velho Simeão, mesmo sabendo que seu coração e sua alma seriam transpassados por uma espada”.

O Padre ressalta ainda que: “sabemos que o Sínodo Diocesano descobrirá muitas feridas dolorosas para a Igreja, dado que ao mesmo tempo que se traz novos horizontes, traz também a dor do parto. Deixar aquilo que é antigo, deixar o modo de pensar, é difícil e extremamente doloroso. Contudo, o parto pode ser doloroso, mas nada se compara a alegria da mãe ao ver seu filho nascido. Então, o Sínodo, como todo o Sínodo Universal, é esse tempo de gestação e de parto, para a Igreja. Muitas novidades e coisas irão acontecer. Portanto, devemos estar imbuídos da coragem, da luz e da força do Espírito Santo. Para que seja a Igreja da escuta. Pois, assim como temos dois ouvidos para escutar, é preciso também escutar com o coração”.

Texto e foto: Igor Cechinato de Lima