Com o tema Discípulos e Missionários no Mundo da Saúde: A Espiritualidade do Agente, a Itepa Faculdades e a Pastoral Arquidiocesana da Saúde promoveram, nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2019, o VI Seminário da Pastoral da Saúde, nas dependências da Itepa Faculdades em Passo Fundo. O Seminário contou com ampla participação de Agentes de Pastoral, Profissionais da Saúde, Membros de Conselhos de Saúde, Clérigos, acadêmicos do curso de Bacharelado em Teologia e de cursos da área da saúde, serviço social e educação.

Na sexta-feira realizou-se a conferência magna com o tema Saúde e Espiritualidade: evidências científicas, assessorado pelo Dr. Eno Castro Filho, que é professor do Mestrado em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC/RS), além de ser médico de família e comunidade.

No sábado realizaram-se partilhas de práticas de cuidado da saúde e espiritualidade. A primeira partilha teve como tema a natureza a serviço da vida: um compromisso evangélico e foi realizada pelas pastorais da saúde de Pontão e Sananduva, com a assessoria de Dom Ricardo Hoepers, Bispo Referencial da Pastoral da Saúde do Regional Sul III da CNBB. Posteriormente realizou-se a partilha das práticas coordenadas pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e pelo Centro de Tecnologias Alternativas e Populares – Cetap, tendo como tema espiritualidade e o cultivo amoroso da terra para um Bem Viver e assessoria de Maristela Dal Moro. Na tarde de sábado, realizaram-se diversas palestras simultâneas tratando da espiritualidade na relação do agente de saúde e paciente, os desafios para a produção de alimentos saudáveis, espiritualidade e envelhecimento humano e a dignidade humana no entardecer da vida.

Salete Maria Galvan de Lima, coordenadora da Pastoral da Saúde na Diocese de Vacaria, destaca que representantes da Diocese de Vacaria participaram de quase todas as edições do Seminário da Pastoral da Saúde. Na partilha realizada no seminário deste ano, o grupo da Pastoral da Saúde de Sananduva buscou realizar uma recuperação histórica dos seus 24 anos de atuação.

Segundo Salete, o trabalho da coordenação da Pastoral da Saúde na Diocese de Vacaria foi o de resgatar os grupos que estavam enfraquecendo e empenhar-se na formação e criação de novos grupos. Recentemente foram criados grupos da Pastoral da Saúde na paróquia Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria e na paróquia Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá. Além deles, a Pastoral da Saúde da Diocese de Vacaria está presente nos municípios de Sananduva, Maximiliano de Almeida, Tupanci do Sul, Machadinho, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha e São João da Urtiga. Os grupos da Pastoral da Saúde desenvolvem diversas atividades, como a produção de tinturas, xaropes, sabonetes, cremes e homeopatias.

Texto e Imagens: Pascom