Dom Sílvio Guterres Dutra realizou no último final de semana a sua primeira visita pastoral como bispo da Diocese de Vacaria

Entre os dias 28 e 31 de março de 2019, o bispo da Diocese de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, realizou a primeira visita pastoral de seu ministério na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, cidade de Cacique Doble, que tem como pároco o Padre Lourenço Sétimo Righez. A visita faz parte de um calendário maior proposto para todo o ano de 2019, que visa colocar o bispo diocesano em contato com as comunidades em que o clero da diocese atua, conhecendo assim a realidade de cada paróquia.

Na programação proposta para esta visita, o prelado destaca a participação importante de lideranças leigas da paróquia, bem como o encontro nas instituições civis, como Lions Club, hospital da cidade, escolas e prefeitura municipal. O bispo também foi recebido pelo prefeito municipal, Edivan Fortuna, e funcionários da prefeitura municipal. Dom Silvio também encontrou-se com o cacique indígena, Valdir de Matos, visitou a família de Primo Carniel e ainda conversou com mais de 120 lideranças das comunidades e visita também às comunidades do interior.

Segundo Dom Sílvio, “por ter sido a primeira [visita], não é possível compará-la com nenhuma outra, porém posso dizer que superou positivamente minha expectativa”. O bispo conclui dizendo que “resta-me agradecer ao pároco, Pe. Lourenço Righez, pela maneira carinhosa com que preparou tudo e pela ótima acolhida a mim dispensada na casa paroquial, e ao povo da cidade pelo excelente tratamento que recebi”.

As visitas pastorais seguem o espírito missionário de uma “igreja em saída”, que pede que a igreja não fique restrita aos templos, mas que esteja em contato com a realidade e os desafios de nosso tempo. A próxima visita pastoral será entre os dias 11 e 14 de abril, na paróquia Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus.

Texto: PASCOM Diocese de Vacaria

Fotos: Pe. Lourenço Righez