Bispos do RS - Visita Ad Limina

Os bispos do Regional Sul 3 da CNBB estarão, de 21 a 30 de março, na visita Ad Limina Apostolorum. O termo, do latim quer dizer “no limiar dos apóstolos”.

As realidades podem até ser diferentes: línguas, culturas, localização e, até mesmo, organização eclesial. Mas há um ponto que os bispos do mundo todo têm em comum: a visita Ad Limina Apostolorum. No Rio Grande do Sul, 24 bispos e arcebispos se preparam para este momento especial.

A visita está diretamente relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da diocese de cada um. Este material não consiste especificamente em uma prestação de contas, mas muito mais em uma explanação sobre a situação de cada diocese, conforme o Código de Direito Canônico: “O bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada”.

A programação da visita contempla também os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana e pode incluir ainda, para aqueles que desejarem, a possibilidade de contato com a realidade eclesial e pastoral romana. Dom José Gislon, Presidente do Regional Sul 3 da CNBB explica que o encontro se trata “de um momento forte na vida e no ministério pastoral dos bispos, uma oportunidade de experimentar, de forma mais intensa, a comunhão com o Sucessor de Pedro e também entre os bispos que, dessa forma, fortalecem a dimensão da colegialidade”.

Para esta visita, do Rio Grande do Sul irão 24 arcebispos e bispos de 17 arquidioceses e dioceses do Estado. Desta vez, apenas a Diocese de Erexim não terá representante no Vaticano, já que está com sede vacante desde a transferência de Dom José Gislon para Caxias do Sul, em 26 de junho do último ano.

A realidade gaúcha

Nesse espírito de unidade e colegialidade, os bispos vão apresentar ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja no Rio Grande do Sul, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 da CNBB, subdivididas em quatro Províncias Eclesiásticas: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo.

Sobre isso, dom José destaca especialmente que “o Papa poderá conhecer melhor, por exemplo, o trabalho realizado na renovação da catequese, com o projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC); a realidade da formação inicial e permanente do clero; os desafios da pastoral vocacional; o espírito de comunhão que existe com os religiosos e religiosas; as inúmeras iniciativas e projetos que visam à formação de lideranças leigas nas comunidades paroquiais e nos movimentos eclesiais, bem como todas as frentes de diálogo e interação da Igreja com as várias realidades presentes na sociedade”.

História

A última visita Ad Limina realizada em Roma pelo episcopado do Regional Sul 3 ocorreu há mais de 10 anos, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009.

Dos 24 bispos que agora vão ao Vaticano, apenas sete eram bispos diocesanos na época e estavam em 2009 na visita. Na ocasião, o encontro foi realizado junto com os bispos do Regional Sul 4 – Santa Catarina.

Em 2009 os bispos tiveram dois momentos com o Papa Bento XVI: uma audiência reservada e uma audiência geral. Além disso, o grupo realizou também as visitas nos Dicastérios e celebrou nas quatro Basílicas Maiores: São João de Latrão, São Paulo Extramuros, Santa Maria Maior e São Pedro, a sede do Vaticano.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul – Rio Grande do Sul
Texto e Fotos: Victória Holzbach
comunica@cnbbsul3.org.br

Atualização

Diante do avanço da epidemia do Coronavírus (Covid-19) na Itália, deu-se a suspensão da visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano.

Um comentário em “Bispos do Rio Grande do Sul se preparam para Visita Ad Limina no Vaticano”

Os comentários estão desativados.