A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou um roteiro para celebração da Solenidade Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo de 2020, que será celebrada amanhã, 11 de junho.

Devido à pandemia do coronavírus, a Solenidade de Corpus Christi precisou ser repensada. Muitas paróquias não terão celebração comunitária ou terão com participação restrita, o que fez com que a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, publica-se um roteiro que visa auxiliar as famílias que não poderão participar das celebrações em suas paróquias, bem como aquelas pessoas do grupo de risco que precisam manter o isolamento social.

O roteiro, que tem como objetivo principal a celebração da Palavra, divide-se em quatro partes: 1) ritos iniciais, com ato penitencial e hino de louvor; 2) rito da Palavra, com um trecho do livro do Deuteronômio, um Salmo, a sequência de Corpus Christi e um trecho do Evangelho de João; 3) momento de prece, com possibilidade de preces espontâneas e a oração do Pai-nosso; 4) por fim, os ritos finais, com a benção de encerramento.

No início do roteiro, a Comissão descreve algumas orientações e explicações sobre a importância do cuidado com a saúde de todos, bem como de não deixar de celebrar “com nossas famílias o Dia do Senhor e as diversas
Solenidades do Ano Litúrgico”. A sugestão é de que cada um “escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos. Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da celebração”, e ainda que ornamente a frente da casa, seja porta, varanda ou janela, “com flores, velas e algum símbolo eucarístico como manifestação pública de sua fé na presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia”.

A lista de sugestões encerra com a lembrança de que “celebrar a festa do Corpo do Senhor é celebrar a festa da partilha” e com isso exorta os fiéis a colaborar nas ações de solidariedade promovidas por usa paróquia, com a doação de alimentos que serão doados a famílias carentes. Em nossa Diocese temos o exemplo das paróquias de Vacaria, que ficarão com as igrejas abertas durante o dia de Corpus Christi para adoração e arrecadação de alimentos.

Você pode acessar o roteiro completo no site da CNBB, ou clicando aqui.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Com informações da CNBB.