Aconteceu no último sábado (04) o primeiro encontro com a equipe de jovens entrevistadores que auxiliarão na pesquisa externa do Sínodo Diocesano 2020-2022. A pesquisa será realizada em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Vacaria, que, com a participação de jovens voluntários, realizará entrevistas nas comunidades para ter uma visão da sociedade em relação a presença e atuação da Igreja Católica.

O encontro foi de modo remoto e teve início com uma oração. Após houve a apresentação de um vídeo, onde o Padre Neilor Schuster, da Diocese de Montenegro, referencial da juventude do Estado do Rio Grande do Sul, dirigiu-se aos aos jovens engajados no processo sinodal. Em sua fala, direcionada,o Padre ressalta que é um desafio, para os jovens de hoje, serem evangelizadores a e testemunhas para os outros jovens, que talvez não vivenciam a mesma experiência de fé e de Igreja. A palavra foi de motivação e incentivo a todos, para que, desta forma, os entrevistadores escutem e tenham uma análise da realidade, mas também como missionários, sendo propagadores de Cristo. Segundo o Padre Schuster, “nós podemos mostrar o Astro maior, para que possamos acender luzes na vida de todas as pessoas”.

O encontro teve como intenção principal  apresentar o Sínodo de maneira geral, e ainda, incentivar os participantes, para que cada um realize sua tarefa com entendimento e alegria. Na parte da apresentação, a equipe que está coordenando o Sínodo explicou o significado da própria palavra “sínodo”, o logotipo criado pela Diocese, a linha do tempo, o projeto, o regimento, a organização da Diocese e as etapas do Sínodo. Essas se dividem em três momentos: 1) ver/escutar a nível paroquial; 2) discernir/escolher a nível de forania; 3) acolher/propor/agir a nível diocesano.

Ressaltou-se também o Sínodo dos Bispos que está acontecendo em toda a Igreja Católica. Por conseguinte, houve a apresentação do vídeo institucional e o hino do Sínodo Diocesano. Ainda, foi anunciada a data do próximo encontro, que acontecerá no dia 7 de maio e será de treinamento para a pesquisa que o grupo deverá realizar, sendo conduzida por uma equipe do Instituto Federal de Vacaria, que fará uma capacitação no uso do aplicativo que será usado para entrevista.

O encontro encerrou-se com a oração diária a Nossa Senhora da Oliveira e a bênção final. Participaram cerca de 60 lideranças das paróquias da Diocese.

Texto: Eduardo Martello/Pascom Diocese Vacaria

Foto: reprodução/Google Meet