dom orlando

Pe. Édson José Priamo
Missa de sábado a noite
67ª Romaria de Ibiaçá

Querido Dom Orlando, sempre bispo da Igreja e particularmente de nossa Diocese de Vacaria.

Neste momento especial da Romaria (Ibiaçá) queremos homenageá-lo pelos 50 anos de bispo, um serviço incansável à Igreja, ao Povo de Deus.

Aprendemos tantas coisas de teu episcopado.

Dom Orlando, o senhor nos ensinou a amar a Igreja em seus momentos de graça e de sofrimento, em seus momentos de Júbilo e de fraqueza, em seus momentos de dor e de benção.

Dom Orlando, o senhor nos ensinou a ver o povo com os olhos de Deus, a caminhar com os passos do rebanho.

O senhor nos ensinou a não virar as costas para o sofrimento e as dores do povo.

O senhor nos ensinou a ler o Evangelho como boa notícia de Jesus para o povo peregrino.

O senhor nos ensinou que as dores do povo são as dores da Igreja que a esperança do povo é a esperança da Igreja.

O senhor nos ensinou que o sonho de Jesus precisa ser sonhado por todos os batizados, pelos homens e mulheres de boa vontade.

O senhor nos ensinou a ter respeito e fidelidade as bandeiras de luta desfraldadas pelos movimentos sociais, pelas organização popular.

O senhor nos ensinou a olhar o horizonte e caminhar passo a passo vencendo os desafios, derrubando muros, construindo pontes, amar incondicionalmente os pobres.

O senhor nos ensinou que nas lutas do povo só tem um lado que agrada a Deus, que é o lado dos sofredores, dos oprimidos, dos que são injustiçados pelo sistema opressor e desumano no qual vivemos.

O senhor nos ensinou que a arma do cristão é a paz, a solidariedade, o evangelho do Amor e da misericórdia.

O senhor nos ensinou a sentir a vida como dom, como presente de Deus.

O senhor nos ensinou que não há noite escura que seja eterna e que sempre há um amanhecer cheio de Luz, esperando por aqueles que não desistem de lutar.

O senhor nos ensinou que as romarias são a expressão de um povo que confia, que tem fé, que quer um mundo mais bonito.

O senhor nos ensinou que a vida para ser de Deus tem que ser sentida de coração a coração.

Nesta simples, mas sincera e merecida homenagem, queremos recordar e dizer.

Vimos o senhor celebrando as lutas do povo, com os atingidos pelas barragens, com os trabalhadores rurais sem-terra, com os movimentos sociais, com as pastorais.

Vimos o senhor preocupado com a educação, com a justiça social, com os direitos humanos, com as minorias exploradas e espoliadas de seus direitos.

Vimos o senhor enfrentar com sabedoria, coragem e discernimento conflitos com grupos que se opunham à reforma agrária, aos direitos do povo trabalhador.

Vimos o senhor como um cerne firme que aponta para o céu enraizado nas raízes da história, nos sonhos e utopias dos menos favorecidos.

Vimos o senhor rezando e comentando os acontecimentos de lutas e conquistas populares.

Vimos o senhor visitando todas as mais de 500 comunidades de nossa diocese de Vacaria para ficar perto do povo e levar uma mensagem de fé e esperança.

Vimos o senhor organizando o povo e trazendo segurança e certeza de vitórias, que não esqueceremos jamais.

Vimos o senhor como PAI, como PASTOR, como PROFETA e certamente como amigo e companheiro desse povo.

Ibiaçá, 23 de fevereiro de 2019

As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.