A última semana foi marcada por mudanças em paróquias da Diocese de Vacaria. Três paróquias receberam novos párocos e uma um novo vigário paroquial.

Em Barracão, na paróquia Nossa Senhora das Dores, tomou posse como pároco o Pe. Eliseu Vicensi. Após sete anos de atividade nas cidades de Esmeralda e Pinhal da Serra, o Pe. Eliseu iniciou sua nova missão em Barracão no último sábado (6), em Missa presidida pelo bispo diocesano de Vacaria Dom Sílvio Guterres Dutra.

No domingo (7), na paróquia São João Batista de Esmeralda e Pinhal da Serra, Dom Sílvio deu posse ao Pe. Cláudio A. Prescendo, até então pároco na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria. Após onze anos na cidade-sede da Diocese, o Pe. Cláudio assume a paróquia São João Batista com a missão de dar seguimento aos trabalhos pastorais, bem como acolher um vocacionado e acompanhá-lo no discernimento vocacional. Pe. Cláudio ainda continua como Vigário Geral da Diocese.

Dom Sílvio ainda, no domingo (7) presidiu a Missa de posse do Pe. Jorge Cruz da Costa, da congregação dos Filhos da Caridade, na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria. Pe. Jorge vem acompanhado do irmão Flávio Alves Rosário e abrem os trabalhos da congregação na Diocese de Vacaria. É a segunda congregação masculina que passa a contribuir nos trabalhos pastorais de nossa Diocese, ao lado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Por fim, na quarta-feira (3), Dom Sílvio apresentou o Pe. Éder Lúcio Nordini como vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá. Pe. Éder está fazendo uma experiência na Diocese e inicia sua missão em Ibiaçá logo após a 69ª romaria diocesana em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. O novo vigário paroquial auxiliará o pároco e reitor do Santuário Consoladora, Pe. Édio Brezolin.

Dom Sílvio, nas missas de posse, destacou que, ao chegar em uma paróquia, o padre precisa ter paciência para conhecer a comunidade e a comunidade para com o padre, conhecendo as virtudes e limites uns dos outros, pois só assim será possível estabelecer um diálogo e desenvolver um trabalho juntos. Ainda apontou que as paróquias, assim como muitas famílias, sofreram com a situação econômica provocada pela pandemia e pediu atenção das comunidades para que estejam atentos às necessidades básicas da paróquia e do padre, para que o trabalho pastoral não seja prejudicado.

As missas, devido às restrições sanitárias, foram todas celebradas com um pequeno número de fiéis e transmitidas pelas mídias sociais, para que mais pessoas pudessem acompanhar o início da missão dos padres em suas respectivas atividades.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria.
Imagens: Divulgação/Paróquia São João Batista – Esmeralda; Divulgação/Paróquia São João Batista – Esmeralda; Reprodução/Paróquia Nossa Senhora da Glória – Vacaria; Reprodução/Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora – Ibiaçá