Em 3 de dezembro de 2021, Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, anunciava as nomeações e transferências para a Diocese de Vacaria. Entre os meses de dezembro e fevereiro várias celebrações marcaram a efetivação dessas mudanças.

Quatro datas marcaram a posse canônica dos novos párocos, também conhecida como início de missão: em 31 de dezembro de 2021, o Pe. Éder Lúcio Nordini iniciou sua missão como pároco na paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Tupanci do Sul; em 16 de janeiro de 2022, o Pe. Osvaldo Carballosa González tomava posse como novo pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros; por fim, o Pe. Ilírio Guadagnin iniciou sua missão como pároco na paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga, no último 6 de fevereiro. Ainda antes disso, em 19 de dezembro de 2021, Dom Sílvio também deu posse canônica ao Frei Almir Roeder na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha, partindo das transferências anunciadas pela Província gaúcha dos Frades Menores Capuchinhos.

No dia 2 de fevereiro o Pe. Elisandro Guindani foi apresentado como vigário paroquial na paróquia N. S. da Oliveira, Catedral de Vacaria. De modo concomitante, Pe. Elisandro continua na formação dos seminaristas do Seminário Maior, em Passo Fundo. Na mesma celebração foi apresentado o seminarista Edimar Scopel, que está concluindo a formação inicial em vista do presbiterato. O seminarista Marlon de Aguiar também está concluindo a formação inicial e foi apresentado na paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga, no último dia 6 de fevereiro. Os dois seminaristas estão realizando o ano de síntese vocacional, com ordenação diaconal marcada para o dia 22 de maio deste ano. Eles ainda desempenharão outras funções: Edimar fará o curso de Mestrado em Direito Canônico e Marlon será o cerimoniário diocesano. A apresentação do Pe. Sillos Sganzerla como Chanceler da Cúria e auxiliar na Catedral de Vacaria será realizada em data futura, condicionada a questões de tratamentos de saúde.

Dom Sílvio presidiu todas as missas de posse e apresentações que ocorreram nesse período. Em cada ocasião, agradeceu aos padres e seminaristas pelo sim dado à Igreja e lembrou que, antes que qualquer padre chegue em uma paróquia, Deus já estava nela, e depois que o padre sai, Deus continua. Por isso, o padre e o seminarista são colaboradores no trabalho de evangelização e devem estar sempre dispostos a atender o povo de Deus, com espírito de serviço ao Reino de Deus, em obediência à Igreja.

Referindo-se especialmente aos párocos, Dom Sílvio lembrou que a primeira coisa que o padre faz é a Profissão de Fé, porque “é preciso que o padre diga diante de Deus e da comunidade no que é que ele crê”. Depois disso, lembrou o gesto de o novo pároco proclamar o Evangelho, já que é o primeiro implicado no anúncio na paróquia em que atua. Além disso, o padre renova as promessas sacerdotais, as mesmas que prometeu no dia da ordenação, reforçando seu compromisso com a Igreja e ao Bispo. Por fim, o juramento de fidelidade com a Igreja, por meio de sua doutrina e disciplina, e com o Bispo.

As mudanças realizadas nas paróquias da Diocese têm em vista o bem espiritual da porção do povo de Deus das comunidades, partindo das necessidades próprias de cada localidade e da organização diocesana.

Texto: Edimar Scopel, Eduardo Martello e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: divulgação redes sociais