Ordenação Pe. Marlon - imposição das mãos

O último final de semana (26 e 27) foi marcado por duas celebrações importantes na paróquia São João Batista, de Sananduva/RS: ordenação e primeira Missa do Pe. Marlon de Aguiar.

No sábado (26), às 16h, foi celebrada a Santa Missa com rito de ordenação presbiteral do diácono Marlon de Aguiar, na Matriz São João Batista. Com a presença de diáconos, religiosos e padres de toda Diocese, a Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Partes centrais do rito de ordenação são a imposição das mãos e a oração consecratória.

Em sua homilia, partindo do lema da ordenação presbiteral do diácono Marlon, Dom Sílvio, refletiu que “a condição de amigos é a nova realidade dos que permanecem no Senhor e observam os mandamentos. O verdadeiro amor não conhece a servidão, mas sim a parceria, pois ele gera confiança e se alimenta da partilha de vida, nunca está firmado no medo ou na enganosa busca de recompensa. Ser amigo de Jesus é ter o privilégio de conhecer o que há de mais íntimo entre Ele e o Pai, é entrar no espaço das coisas santas e sagradas, pois Ele diz revelar aos amigos aquilo que ouviu do Pai”. Continuou a reflexão afirmando que “o padre é aquele que experimentou pessoalmente a força deste amor e agora guia sua comunidade com seu testemunho pessoal do quanto isso significou em sua vida. Ser padre é ser um testemunho do amor de Deus. Assim, o primeiro pré-requisito para que alguém seja ordenado padre é a própria experiência de sentir-se amado por Deus. Sua missão primeira será amar e só é capaz de amar quem antes conheceu o amor. O padre, portanto, é um ser amado que responde amando”.

Segundo o Bispo, “o padre, que é antes um eleito do meio de uma comunidade de fé, recebeu de Deus propriedades curativas que podem transformar a vida de tantas almas feridas e machucadas”. Assim, o padre é chamado a viver a tríplice função: “é tarefa primeira do padre anunciar o Evangelho com fidelidade a sua mensagem, pois a fé nasce da pregação, e os fiéis têm pleno direito de buscar nos lábios do presbítero a Palavra de Salvação”; “é tarefa igualmente importante do presbítero a dedicação à liturgia, aos Sacramentos em geral e à Eucaristia em particular”; por fim, “não é menos importante a tarefa do pastoreio confiado ao presbítero, para a edificação da Igreja de Cristo”.

Ordenação Pe. Marlon - primeira Missa
Primeira Missa do Pe. Marlon de Aguiar

Já no domingo (27), às 10h30min, o neossacerdote, Pe. Marlon, presidiu sua primeira Missa, desta vez em sua comunidade de origem, Santo Antônio dos Fagundes, no interior de Sananduva. A homilia foi proferida pelo Pe. Edio Bresolin, que foi o padre responsável por encaminhar o então jovem Marlon ao Seminário. Em sua homilia, Bresolin destacou o papel importante da família e da comunidade na vida do seminarista e agora padre Marlon. Indicou, falando ao novo padre, que “é fundamental cultivar e nunca esquecer que a raiz da sua vocação está aqui, junto a esta família, junto a esta comunidade. Você nunca pode esquecer isso: valorize seus pais, valorize sua comunidade”. Bresolin ainda se dirigiu à comunidade de São João da Urtiga, local de trabalho do Pe. Marlon, dizendo da importância de cuidar do novo padre, de ajudá-lo a caminhar e cobrar sempre que for necessário.

De acordo com o Pe. Marlon, “a ordenação é o momento da graça de Deus, é momento de alegria que perpassa minha vida, dos meus familiares e de toda a Igreja”. De acordo com o Padre, o sentido da vida e da vocação está na doação. Para isso, quer “fazer o bem para as pessoas, levar a elas uma palavra de conforto, ânimo e de esperança”. Partindo de seu lema de ordenação, não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos (Jo 15,13), Pe. Marlon indica que “a vocação só pode ser compreendida na dinâmica do amor, o amor capaz de doar a vida pelos amigos/irmãos. A nossa vida só terá sentido neste mundo se nos doarmos, colocarmos os nossos dons a serviço dos irmãos”. Sobre a primeira Missa, o neossacerdote apontou que “o padre oferece na celebração a vida do povo os frutos do seu trabalho, se doa para o povo. Esse foi o sentimento que perpassou a celebração”.

No último dia 22, Dom Sílvio anunciou, pelo decreto de nomeações e transferências, que o Pe. Marlon será o novo pároco da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga. A posse canônica será no sábado, 10 de dezembro, às 15h.

Texto: Pe. Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria