Na última Quinta-Feira Santa (6), a Diocese de Vacaria celebrou a Missa Crismal na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. Presidida pelo bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, a Missa reuniu o clero diocesano e religioso atuante na Diocese para a renovação das promessas sacerdotais, bênção dos óleos dos catecúmenos e enfermos e consagração do óleo do Crisma.

Em sua homilia, citando a primeira leitura, Dom Sílvio destacou o chamado pessoal que cada presbítero recebeu. Indicou que “cada um de nós tem registrado na alma uma experiência única com Deus, que fez arder o coração e pôs nossos pés a caminho. Nos sentimos especiais aos olhos de Deus que confiou em nós e, desde lá, caminha conosco”. A partir disso, o Bispo indicou que “somos padres para Deus e para os irmãos, não para nós mesmos. Se perseverar até o fim na vocação é uma bênção, maior ainda é a alegria de ter vivido sob o signo da doação total, numa vida feita serviço”. Ao falar sobre o sim dado por cada um, segundo ele, “condicionamos nossos projetos pessoais ao plano maior de Deus. Já não nos pertencemos mais nós mesmos, pertencemos a Deus e ao povo que Ele nos confiou. Deste dia em diante passamos a aguardar a recompensa somente da parte Daquele que nos chamou e com o qual firmamos uma aliança eterna”. Portanto, “ser padre é, antes de tudo uma questão de fé e amor, supõe uma profunda experiência pessoal com Deus e o consequente desejo de fazer o que Ele fez”.

Refletindo acerca do Evangelho, Dom Sílvio frisou que “toda vocação nasce de uma eleição. Jesus é o Eleito do Pai. Toda vocação precisa de legitimidade, de reconhecimento diante de Deus e da comunidade, precisa de unção. Jesus é o ungido do Pai. Toda vocação cristã se justifica em vista de uma missão, em vista de ser para os outros. Jesus é o missionário do Pai”. Portanto, “nós presbíteros somos chamados para estar em Nazaré, em nossa terra, onde somos de carne e osso como os demais. Nosso lugar é onde estão os pobres, os cativos, os cegos, os oprimidos. Não somos chamados para fazer sucesso em palcos, nem tão pouco para atingirmos cifras gigantes de seguidores em redes sociais. Nossa vocação implica Encarnação”.

Sobre a segunda leitura, Dom Sílvio indicou que “o Apocalipse apresenta Jesus como o Sacerdote por excelência; Nele somos todos sacerdotes e todos somos chamados a nos oferecer pela salvação dos nossos irmãos e irmãs. Como Ele nos amou, amemos com a mesma intensidade, amemos com a doação da própria vida”.

A reflexão do Bispo concluiu-se com uma palavra de gratidão: “gratidão a cada presbítero da nossa Diocese, aos que estão na frente de batalha de nossas paróquias, setores, pastorais e movimentos. Gratidão aos que a fragilidade física limita a ação pastoral, mas os torna intercessores permanentes pela nossa Diocese. Gratidão aos padres que, por vezes baqueados, sacrificam-se pelo povo que lhes foi confiado. Gratidão aos seminaristas que estão a caminho de uma consagração definitiva. Gratidão aos diáconos permanentes e aos religiosos e religiosas, sem os quais nossa missão ficaria menor e nossa Diocese mais pobre. Gratidão aos milhares de leigos e leigas, colaboradores incansáveis, que caminham conosco e também esperam de nós um pastoreio a exemplo do Bom Pastor”.

Além dos padres seculares e regulares que atuam na Diocese, participaram da Santa Missa os diáconos permanentes, seminaristas diocesanos, leigos e religiosos. A Missa contou, também, com um número significativo de fiéis que acompanharam a transmissão realizada pela página da Diocese no Facebook.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: reprodução e Maurício Zanotto/Pascom Diocese Vacaria