Diaconado permanente

Desde dezembro de 2022, dez homens participam dos encontros da segunda turma da escola diaconal da Diocese de Vacaria em vista do diaconado permanente.

Com previsão de término para julho de 2023, o propedêutico da escola diaconal tem por objetivo introduzir os candidatos ao diaconado permanente no processo de formação, ajudando a discernir o chamado pessoal de cada vocacionado. Nos sete encontros previstos, estão sendo abordados temas como a vocação diaconal e os ministérios da Igreja, as Diretrizes para o diaconado permanente, a história do diaconado permanente, os aspectos essenciais da Doutrina Social da Igreja e os elementos fundamentais da eclesiologia da Igreja Particular de Vacaria. Cada encontro conta com a ajuda de um assessor, passando por alguns diáconos permanentes, padres e o Bispo Diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra.

De acordo com o Diác. Rodrigo Boldo, coordenador diocesano dos diáconos, “os encontros do propedêutico estão sendo muito proveitosos”. E ainda relata a esperança de que “seja um tempo voltado ao discernimento e surgimento de novas vocações diaconais permanentes”.

Os encontros estão acontecendo no primeiro sábado de cada mês, em Lagoa Vermelha, na paróquia São Paulo Apóstolo.

O Diaconado Permanente

O diaconado permanente, “no contexto da ministerialidade da Igreja e, mais especificamente, no âmbito do ministério ordenado, define-se como sacramento de Cristo Servo e como expressão da Igreja servidora” (CNBB, doc. 96).

O Documento de Aparecida, por sua vez, define o diaconado permanente da seguinte forma: “alguns discípulos e missionários do Senhor são chamados a servir à Igreja como diáconos permanentes, fortalecidos, em sua maioria, pela dupla sacramentalidade do Matrimônio e da Ordem. Eles são ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do batismo e do matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais, especialmente nas fronteiras geográficas e culturais, onde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja” (DAp, n. 205).

Na Diocese de Vacaria, a Escola Diocesana de Diáconos iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial. A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Desses, 14 foram ordenados.

As próximas etapas de formação da segunda turma, serão realizadas juntamente com as demais dioceses sufragâneas da Arquidiocese de Passo Fundo em parceria com a Itepa Faculdades.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Foto: Luis Ángel Espinosa / catophic.com