Na última terça-feira (13), aconteceu, no município de Ipê, Diocese de Vacaria, a 46ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que teve como tema “Escutar a mãe terra e com Maria cuidar da vida” e lema “Escolha portanto a vida, para que você e seus descendentes possam viver” e reuniu cerca de quatro mil pessoas.

A programação do dia teve início com a concentração na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, onde os romeiros foram recepcionados com um café colonial e acolhidos pela equipe de organização. Após a oração e bênção de abertura, os fiéis partiram em caminhada, por cerca de dois quilômetros, onde refletiram sobre temas latentes dentro do contexto da Romaria, meditando também com cenários no decorrer do trajeto. Neles, o povo pôde refletir sobre a importância de ver, ouvir e escutar o que fere a criação. Entender o que gera e favorece a vida e seu florescimento, inspirados no exemplo de amor pela vida, trabalhados na perspectiva de Santa Clara e São Francisco de Assis. Já na chegada da cidade, pôde-se refletir o papel das mulheres que, inspiradas em Nossa Senhora, como Mãe da Acolhida, acolheram os romeiros no município de Ipê.

O momento central da Romaria, devido a chuva, aconteceu dentro do Salão Paroquial, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, e concelebrada por outros seis bispos e dezenas de padres. Em sua homilia, Dom Sílvio levantou alguns questionamentos: “o que estamos fazendo hoje com a terra nos levará para onde? Nossos descendentes encontrarão ainda um chão saudável para cultivar? Uma água limpa para regar e beber? Um ar respirável para garantirmos a vida com qualidade?”.A partir disso, o bispo ressaltou que com esta Romaria “queremos a vida com qualidade para todas as gerações. Para tal, é urgente descobrir em nós, homens e mulher capazes de contemplação, que o modelo é Jesus de Nazaré: Ele gastava tempo se perguntando como se alimentavam os pássaros e como se vestiam os lírios. A contemplação nos conduz para o sentido mais profundo das coisas, nos aproxima do valor de cada coisa em si mesma e ainda desperta o desejo de saber qual é a intenção de quem as criou. A ausência de contemplação tem deixado margem para uma exploração irresponsável e criminosa da terra”. Dom Sílvio afirmou que “nós, romeiros e romeiras da terra, não somos contra o progresso, somos sim propositores de uma alternativa de progresso, que seja humano, respeitoso, justo e sustentável. Um progresso que não se baseia no lucro a qualquer custo, mas que visa a dignidade de todos”.

No final da Celebração Eucarística, uma homenagem foi concedida ao bispo emérito da Diocese de Vacaria, Dom Orlando Octacílio Dotti, em forma de agradecimento pelo trabalho realizado em prol da Romaria e dos movimentos sociais. Desta forma, das mãos do Padre Frei Nédio Pertile, OFMCap, Dom Orlando recebeu em sua homenagem um livro que está sendo produzido, que conterá sua biografia, escritos e homilias proferidas ao longa de sua vida e caminhada episcopal nas três dioceses nas quais trabalhou.

Já na parte da tarde, o Instituto Federal de Vacaria realizou uma abordagem relacionada ao tema da terra e sua produção. Após, foi proferida a leitura da carta da 46ª Romaria da Terra. Dom Sílvio realizou a benção de envio e o encerramento da Romaria.

Esta foi a terceira vez que a Diocese sediou a Romaria da Terra: as outras duas vezes foram realizadas em Ibiraiaras e Sananduva. Desta vez, o município de Ipê foi escolhido por ser a capital nacional da agroecologia.

Texto e imagem: PASCOM/Diocese de Vacaria