O último domingo (22) ficará para a história da Diocese de Vacaria: a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, acolheu a ordenação diaconal dos jovens seminaristas Edimar Scopel, natural de Ipê, paróquia São Luiz Rei, e Marlon de Aguiar, natural de Sananduva, paróquia São João Batista.

A ordenação aconteceu pela imposição das mãos de Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria. A Santa Missa foi concelebrada pelos dois bispos eméritos de Vacaria, Dom Frei Orlando Dotti, OFMCap, e Dom Frei Irineu Gassen, OFM, e de um número significativo de padres de toda a Diocese. Também estiveram presentes, em grande número, os diáconos permanentes da Diocese.

Nem mais fácil, nem mais rápido, mas “o caminho certo”

O Sacramento da Ordem confere ao diácono um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos. Por conseguinte, o Diácono deve se tornar um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele.

Em sua homilia, falando aos novos diáconos, Dom Sílvio aponta que é fundamental que “abracem com toda força o mandamento do amor. […] Sejam diáconos movidos pelo amor e pela coragem, nunca pela tibieza ou pelo desânimo. Olhem para a meta e cumpram a missão para a qual Deus os chamou, pois, assim como para o Mestre, já está garantida para vocês a sustentação de que precisais”. Além disso, Dom Sílvio lembrou que “o nosso ministério ordenado está a serviço do sonho de Jesus, sonho de construir uma sociedade de irmãos, uma sociedade de adoradores do Deus único, que mantenham os olhos voltados para o céu, com os pés na terra e de mãos dadas uns com os outros”. A tarefa é, então, “manter as portas abertas e convidar a todos para entrar”.

À luz da liturgia do dia, Dom Sílvio exortou: “nunca percam o horizonte do essencial e corram atrás dele. Quando se estabelecer alguma controvérsia no caminho, não esqueçam que a solução está na sinodalidade, no caminhar juntos, no dispor-se a escutar muito os irmãos e irmãs até conseguir escutar o próprio Espírito Santo”. E mais: “não esqueçam, o caminho que vocês estão percorrendo não é o mais fácil, nem o mais rápido, mas é o caminho certo”.

“Façam tudo no amor” (cf. 1Cor 16,14)

A ordenação diaconal é a conclusão de um processo importante. Pe. Elisandro Guindani, reitor do Seminário Maior, que acompanhou os seminaristas em boa parte desse tempo de formação, destacou que “o sentimento é um misto de alegria e emoção, pois a ordenação é a coroação de um longo e belo caminho, de um processo realizado no dia a dia, por meio do diálogo, da oração e da proximidade”.

O lema escolhido pelos jovens foi da primeira carta de São Paulo aos coríntios: “façam tudo no Amor” (16,14), expressando o ministério diaconal que precisa ser pautado no amor. Esse lema expressa, segundo o neodiácono Edimar, “a nossa inteira disposição de fazer tudo Naquele e por Aquele que é a plenitude do Amor. É nele que a nossa vida ganha sentido”. E é “só impulsionado pelo seu Amor e permanecendo Nele que encontraremos a força para seguir fielmente o ministério que recebemos”.

O neodiácono Marlon lembra que “a ordenação é momento da graça, importante na vida da Igreja e que coroa um processo construindo em comunidade. Deus chama e dispõe dos dons para que o vocacionado vá se capacitando”. Marlon ainda destaca a alegria “em poder contribuir cada vez mais para a construção do Reino de Deus”. E conclui agradecendo “a Deus pela vocação e o processo construído” e suplicando “bênçãos para que possa seguir firme e forte na missão a mim confiada”.

O trabalho continua

Os dois diáconos seguirão com seus trabalhos nas paróquias em que até então realizaram a sua Síntese Vocacional, além dos trabalhos a nível diocesano: Edimar na paróquia Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, seguindo com o curso de Mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina; e Marlon na paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga, seguindo como Cerimoniário da Diocese e nos trabalhos do Serviço de Animação Vocacional.

Texto: Renan Paloschi Zanadréa/PASCOM Diocese de Vacaria, com informações do ritual de ordenação

Foto: Reprodução Facebook